sexta-feira, 27 de outubro de 2017

O início do ministério de Jesus.


Nesta aula vamos examinar as Escrituras com o propósito de compreendermos o início do ministério de Jesus. Com palavras e obras poderosas, Jesus deixou marcas indeléveis em seus discípulos desde os primeiros dias do seu ministério. Sua popularidade foi crescendo mais e mais à medida que seu ministério avançava impactando e transformando vidas, até se espalhar por diversas regiões.

E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou em dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e coube-lhe ler as Sagradas Escrituras. O Mestre leu uma profecia de Isaías que se referia à poderosa atuação do Espírito Santo no ministério do Messias prometido por Deus (Isaías 61.1-2). Assim Jesus, deixou bem claro a todos que seu poder e autoridade eram provenientes de Deus (Jo 3.34; 10.36).

No entanto, Ele já estava consciente da rejeição que sofreria por parte dos seus conterrâneos. Para ilustrar a rejeição que sofreria, o Salvador recordou o ministério de Elias e Elizeu, os quais foram profetas ungidos por Deus para manifestar o poder divino a uma geração incrédula e idólatra (24-27). As palavras do Mestre despertaram a fúria dos seus ouvintes, por isso, Ele foi expulso da sinagoga, e por pouco, não foi precipitado do cume de um monte sobre o qual a cidade estava edificada (28-30).

Jesus, com o objetivo de facilitar a sua comunicação e ser ouvido por todos, tomou emprestado o barco de Simão para usá-lo como plataforma. Ao término dos seus ensinamentos, pediu a Simão que levasse o barco ao mar alto para pescar. Simão, ainda que relutante, acabou por acatar a orientação do Senhor. Para surpresa de todos os presentes, a rede lançada ao mar sob a palavra de Jesus voltou tão repleta de peixes que ela quase se rompeu. É nessa ocasião que Jesus chama a Simão, para ser um pescador de homens, como também chamou a Tiago e João, filhos de Zebedeu (Jo 1. 35-37; Jo 1. 40-42; Jo 1.45, 46; Lc 5.27,28).

Depois destes fatos, Jesus subiu a um monte e passou a noite em oração. Seu propósito era acerca da seleção dos doze apóstolos dentre seus discípulos. Aos olhos humanos as pessoas selecionadas para o apostolado não apresentavam nenhuma credencial que validasse a seleção, entretanto, sabemos que Deus não vê como vê o homem, que só enxerga a aparência (1Sm 16.6,7; Lc 6.12-16; Jo 13.15).

Na cidade de Caná da Galileia realizou-se a celebração de um casamento onde estava presente Maria, mãe de Jesus. Jesus e seus discípulos foram também convidados. Segundo a tradição tais celebrações festivas eram verdadeiros marcos na sociedade judia, visto que estabeleciam o início de uma nova família.

Neste casamento houve um fato inesperado: O esgotamento prematuro do vinho. Maria apresentou o problema para seu filho Jesus esperando dele uma solução. Jesus, tendo colocado a devida instrução sobre sua missão: “Mulher, que tenho eu contigo?” (vs. 4), pediu aos empregados da festa para encherem com água as seis talhas de pedra presentes naquele recinto. Estas talhas, com capacidade de cerca de 80 a 120 litros, que eram utilizadas pelos judeus para cumprirem com a tradição dos anciãos, agora seriam utilizadas por Jesus para seu primeiro milagre. Para surpresa de todos, a água foi sobrenaturalmente transformada em vinho da mais alta qualidade.


Estas foram as primeiras ocorrências na vida de Jesus; nas lições seguintes estaremos estudando muitos dos seus ensinos e conhecendo muitas de suas realizações e enfim toda a sua história no cumprimento de seu ministério conforme estava profetizado: “Eis aqui venho (no princípio do livro está escrito de mim), para fazer, ó Deus, a tua vontade”.




* Texto cedido por: EBD – 4º. Trimestre de 2017 

ASSEMBLÉIA DE DEUS 
MINISTÉRIO GUARATINGUETÁ-SP
“VIDA E OBRA DE JESUS”

Nenhum comentário:

Postar um comentário