sexta-feira, 1 de setembro de 2017

A santidade cristã é oposta aos costumes dos gentios.


Na lição anterior começamos a estudar como deve ser a nova caminhada do cristão. O objetivo principal desse estudo é esclarecer que o novo cristão não deve mais andar como os demais gentios sem entendimento do que o Senhor aprova. O comportamento do cristão deve estar em total oposição àquela velha postura, a partir de agora tudo deve ser novo.

O comportamento dos outros gentios os fazem repugnantes aos olhos de Deus. Sendo assim, os irmãos efésios não poderiam mais andar como os demais que estão sem Deus; primeiro porque estão na vaidade de seu sentido, isso quer dizer que estão privados da graça de nosso Senhor, portanto não tem o Espírito Santo. (Rm 3. 10-18)

Segundo, eles estão com entendimentos envolvidos em trevas o que faz com que o homem não enxergue as revelações de Deus em Cristo. Estão com a mente dominada pelo deus do presente século (II Cor. 4.3,4). Também estão com os corações endurecidos, ou seja, estão sem a vida de Deus. Isso só leva o homem a cometer todo tipo de torpezas, a se entregar cada vez mais ao pecado; é o retrato do velho homem, sem vida, sem Deus.

Os irmãos da igreja de Éfeso são novas criaturas, ou seja, o comportamento relatado acima já passou e tudo se fez novo. É assim que aprendemos com Cristo, a verdade que liberta e transforma o homem. O velho homem dia a dia se corrompe cada vez mais. Agora nós temos um novo andar, não mais em trevas, mas na luz, que também quer dizer deixar as velhas práticas e andar em novidade de vida (Rm 12.12,13; Cl 3.8-12).

Paulo ensina a igreja a respeito de uma nova mentalidade porque somente desta forma haverá  transformação (Rm 12. 1,2). O velho homem tem uma característica que é de se corromper, já o novo o tem de se renovar. O novo homem, que segundo Deus é criado, é o homem em verdadeira justiça e santidade por Jesus Cristo em nós (vs. 24). É por isso que Paulo utiliza a expressão revestir-se do novo, precisamos nos revestir de Cristo (I Pedro 1:23).

Pelo que o comportamento agora é de quem é santo assim como Ele é Santo, e aqui está o diferencial entre os gentios com Deus e os sem Deus. Porque a presença do Espírito Santo muda o caráter da criatura que está ligada a Ele. Afinal estamos recebendo da mesma ceiva da árvore.   (Jo 15.3-5)

Por isso Paulo traz essa relação do v. 25 ao 29, apontando direto o que não faz mais parte dessa nova criatura. Se estamos enxertados na boa oliveira o nosso fruto é o que a oliveira produz, não pode ser diferente. E reforça: não entristeçais o Espírito Santo de Deus, pois estais envolvidos por Ele. Portanto, tudo o que é do velho homem deve ser despojado.  (Rm 6.12-14)


A igreja espiritual está nos lugares celestiais, porém é formada por elementos físicos que estão no mundo e não isolados dele. Há responsabilidades espirituais e físicas e o cristão não deve desprezar nem uma nem outra, precisa refletir a imagem daquele que o chamou das trevas para sua luz. É nesse mundo tenebroso que a luz deve brilhar cada vez mais.



* Texto cedido por: EBD – 3º. Trimestre de 2017 

ASSEMBLÉIA DE DEUS 
MINISTÉRIO GUARATINGUETÁ-SP
“CARTA AOS EFÉSIOS”

Nenhum comentário:

Postar um comentário