sexta-feira, 21 de abril de 2017

Conhecendo a Jesus Cristo.

As Escrituras nos asseguram que Jesus Cristo é o Filho de Deus (Mc 1.1). Antes de todas as coisas serem criadas por Deus, Jesus Cristo já existia junto a Deus. É por isso, que o evangelista João escreveu: “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus” (Jo 1.1,2). Em Hebreu 13.8 temos a afirmação que: “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente”. Isto revela que Ele é eterno. Porém, para perdoar os nossos pecados, Ele se tornou homem e passou a habitar entre nós. O próprio Jesus disse aos Seus discípulos: “o Filho do Homem veio salvar o que se tinha perdido” (Mt 18.11). É por isso, que Ele é “o nosso Salvador” (2 Pe 1.1).

Muito antes de vir ao mundo, Isaías já profetizava a respeito de Jesus: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Is 9.6).

A Bíblia relata que Maria, a mãe biológica de Jesus, era virgem e estava na cidade de Nazaré e prometida em casamento a José, o seu esposo. Quando um anjo, de nome Gabriel, se aproximou da jovem e disse: "Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres" (Lc 1.28). O anjo disse que Maria ficaria grávida através do Espírito Santo e daria luz a um menino cujo nome seria Jesus que significa "Deus é o Salvador".

Jesus nasceu na época do Império Romano, quando o imperador César Augusto editou uma Lei, onde todos deveriam retornar, cada um à sua própria cidade. A fim de se alistar, José saiu da cidade de Nazaré na província da Galileia à cidade de Belém na Judeia. Então Maria concebeu a Jesus, o nosso Salvador, pelo Espírito Santo. Em Belém, nasceu o Salvador, Jesus Cristo, o Senhor, para que se cumprisse a profecia (Mq 5.2), o primeiro filho de Maria. A missão de Jesus: prover salvação para todo o mundo.

Jesus de Nazaré seguiu pregando o Evangelho e anunciando a chegada do Reino de Deus por cerca de três anos. Na antiga Palestina, o ministério de Jesus era marcado pelo amor. Ele evangelizou os pobres, as pessoas necessitadas de alimentos materiais e espirituais. Jesus consolou os corações entristecidos, quebrados e amargurados. Ele pregou a liberdade para quem estava preso. Presos nos vícios, escravos de outras pessoas e toda sorte de injustiçados.

O Nazareno curou os cegos — tantos os físicos quantos os espirituais — e pôs em liberdade os seres humanos oprimidos por espíritos malignos. E o nosso Senhor anunciou o ano aceitável de Deus. Um tempo da graça divina. Mostrou o Pai de braços abertos para aqueles que desejam dizer "o sim" para a sua graça; dizer "sim" para a vida; dizer "sim" para um novo tempo (Lc 4.14-30). Jesus seguiu o caminho de Deus realizando o bem.

Por amar e realizar o bem, Jesus de Nazaré enfrentou resistências. Apesar de perseguido por suas atitudes, o nosso Senhor sabia da sua missão redentora: Era preciso morrer para salvar o pecador (Lc 2.25-38). Seus algozes o castigaram; surraram o Senhor; rasgaram a sua carne; furaram a sua cabeça com a coroa de espinho; deram-lhe uma cruz para carregar até o Calvário; o crucificaram; transpassaram uma lança a sua carne. Jesus expirou e morreu!

A Escritura afirma que em tudo Ele foi tentado, mas não pecou. Paulo diz que: “Cristo morreu por nossos pecados”.

Porém, a morte não pode vencê-Lo, as Escrituras afirmam que ao terceiro dia Ele ressuscitou, para que se cumprisse a palavra: “É necessário que o Filho do Homem padeça muitas coisas, e seja rejeitado dos anciãos e dos escribas, e seja morto, e ressuscite ao terceiro dia” (Lc 9.22).

A Bíblia declara que a ressurreição de Jesus e o seu aparecimento posterior aos discípulos foram eventos tão grandiosos que o apóstolo Paulo os relata para a igreja de Corinto em detalhes: "[Jesus] foi visto por Cefas e depois pelos doze. Depois, foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também. Depois, foi visto por Tiago, depois, por todos os apóstolos e, por derradeiro de todos, me apareceu também a mim" (1 Co 15 5-8).

Jesus Ressuscitado é a razão da nossa fé! A ressurreição de Cristo significa que, igualmente a Ele, ressuscitamos da morte para a vida; do pecado para a salvação; da injustiça para a justiça eterna. Ele está vivo, assentado à direita do Pai, intercedendo por nós como um verdadeiro advogado.

As Escrituras apresentam inúmeros exemplos de figuras e símbolos, com os quais Deus procura mostrar, por meio de coisas terrestres as coisas espirituais. Visto a incapacidade da mente humana de compreender as coisas divinas, nos mesmos termos encontramos no Antigo Testamento Deus falando das glórias celestiais através de coisas terrestres, ou seja, de tipos. Vejamos algumas figuras que mostram aspectos sobre Jesus e sua obra na cruz:
 1) Adão – como representante da raça e primeiro homem, é “figura daquele que havia de vir” (Rm 5.14c). Jesus Cristo é chamado de “o último Adão”, aquele que dá a vida (1 Co 15.45b);
 2) Moisés – foi uma figura daquele que haveria de vir (Hb 3.1-6). Ele renunciou o trono do Egito, preferindo sofrer com o povo de Deus pelo opróbrio de Cristo (Hb 11.23-29), foi usado por Deus para libertar o povo de Israel, além de ser considerado profeta (Dt 18.18) e mediador que intercedeu pelo povo (Ex 32.30-32);
3) O Cordeiro Pascal – Quando João Batista afirma: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1.29), ele está interpretando que Jesus Cristo é o verdadeiro cordeiro pascal. No princípio, a Páscoa foi celebrada com a morte de um cordeiro, sem defeito, e o sangue desse garantiu a salvação dos primogênitos na terra do Egito (Ex 12.5,12, 13). É por isso que sem derramamento de sangue não há remissão de pecados (Hb 9.22); e
4) A Serpente de Bronze – Em Jo 3.14-15, é dito que: “E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. No deserto, bastava olhar para a serpente de bronze para que a cura fosse efetuada. Hoje, basta “olhar” para Jesus para termos os pecados, o veneno de nossa alma, retirados para a glória de Deus.


Na aula de hoje aprendemos que Jesus é o Filho de Deus, a pessoa mais importante que existiu no mundo. Ele veio em forma de uma criança, cresceu na graça e no conhecimento, diante de Deus e dos homens. Jesus de Nazaré é o Rei dos reis e o Senhor dos senhores; Maravilhoso Conselheiro, Príncipe da Paz e Pai da Eternidade. O pão para quem tem fome, a água para o sedento, a luz para iluminar o caminho daquele que se encontra nas trevas. Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá. Crês tu isso?” (Jo 11.25-26).

* Texto cedido por: EBD – 2º. Trimestre de 2017 
ADOLESCENTES E JUVENIS

ASSEMBLÉIA DE DEUS 
MINISTERIO GUARATINGUETÁ-SP
“CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO”

Nenhum comentário:

Postar um comentário