quarta-feira, 24 de maio de 2017

Resistindo às pressões da turma e vencendo as tentações.

Nesta lição, vamos discutir alguns dilemas que todos os adolescentes enfrentam e como se deve responder a estes. Veremos que nossas atitudes e comportamentos têm de ser governados pela Palavra de Deus. Muitas vezes haverá conflito entre o que a Bíblia recomenda e o que todo mundo diz. A base do nosso estudo será o testemunho de fidelidade de José, Moisés e Daniel, que não cederam às pressões dos grupos.

A história de José (Gn 39.1-14) nos mostra como devemos nos comportar diante das tentações que sofremos na vida. O texto destaca que “o Senhor estava com José”, “tudo o que José fazia o Senhor prosperava” e que o Senhor abençoava a casa de Potifar “por amor de José”. Que maravilhara é a vida de um jovem que tem as bênçãos do Senhor sobre si! E essas bênçãos alcançam os que estão ao redor seja na família, no trabalho, na igreja e na sociedade.

       O adversário não ficou satisfeito com essas bênçãos e usou a mulher de Potifar para preparar uma cilada para o jovem José. Ela apaixonou-se pelo rapaz e passou a cobiçá-lo, pois José era um jovem atraente e formoso, até convidá-lo para se deitar com ela. Vocês não acham esse convite um absurdo?

       Como José temia a Deus, de imediato, recusou a proposta, pois dizia: “nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como, pois, faria eu este tamanho mal e pecaria contra Deus?” A mulher assediava José constantemente, porém ele dizia “não” e também evitava ficar perto dela. 

       Certo dia, quando nenhum empregado estava em casa, a mulher agarrou a José pela capa e insistiu: “Deita-te comigo. Mas ele correu e escapou, deixando a capa nas mãos dela. José estava disposto a “pagar o preço” pela fidelidade a Deus e a seu patrão.

       Assim como José, devemos resistir diante das tentações e dizer “não” ao pecado, pois ceder às tentações é desagradar a Deus. A Bíblia aconselha o adolescente a controlar os seus desejos e exercitar o “domínio próprio”, que é o fruto do Espírito. Observe o conselho do sábio Salomão, que ensina: “Como a cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não pode controlar o seu espírito (Pv 25.28). O apóstolo Paulo também advertiu o jovem Timóteo para que fugisse dos “desejos da mocidade” e aconselhou os irmãos na cidade de Corinto a fugir da prostituição (1 Co 5.18). O adolescente prudente vê o perigo e esconde-se, mas o insensato vai em frente e acaba mal (Pv 22.3). 

       Todo mundo enfrenta tentações, até os adultos. Paulo escreveu que, apesar de amar a lei de Deus, percebia em seu corpo “outra lei guerreando contra a lei de sua mente e levando-o cativo à lei do pecado” (Rm 7.22, 23). Ele sofreu pressões para fazer o que era errado, porém resistiu e resolveu obedecer a Deus. Aprender a resistir às tentações irá nos poupar de escolhas erradas no presente e de suas consequências por toda a vida.

       A Bíblia ensina que os “desejos da mocidade” são fortes por si sós (2 Tm 2.22). Atualmente, esses desejos são intensificados pelo apelo da mídia. As novelas, as músicas, os filmes e livros direcionados aos jovens tornam esses desejos ainda mais intensos, pois transmitem uma falsa ideia de que não é errado ceder à tentação. Por outro lado, a Bíblia ordena aos servos de Deus que “abstenhais das concupiscências carnais” (1 Pe 2.11). Isto significa que o adolescente é capaz de resistir à tentação.

Moisés é outro exemplo bíblico de alguém que resistiu às pressões do mundo. O autor aos Hebreus dá testemunho de sua fé (Hb 11.23-28). Após ser criado no palácio de Faraó, quando adulto recusou ser chamado “filho da filha de Faraó”, preferiu sofrer com o povo de Deus em vez de se alegrar, por pouco tempo, os prazeres do pecado. Achou melhor sofrer o desprezo por causa de Cristo do que possuir todos os tesouros do Egito, porque tinha os olhos fixos na recompensa futura, a vida eterna. Ele demonstrou ser corajoso ao “deixar o Egito”, abriu mão “dos prazeres do mundo”, do conforto e do luxo e de sua posição no palácio real.

João aconselha os cristãos que não amem o mundo, nem as coisas que há nele, pois no mundo há os maus desejos da natureza humana, a vontade de terem o que agrada aos olhos e o orgulho pelas coisas da vida e tudo isso são coisas passageiras, acabam-se aqui, mas aquele que faz a vontade de Deus viverá para sempre (1 Jo 2.15-17). 

Assim como Moisés, nós devemos dizer não aos prazeres deste mundo. Não a gula, não a avareza, não à sensualidade, não a pornografia, não aos jogos violentos, não a preguiça, entre outras.

A Bíblia ainda apresenta o exemplo do jovem Daniel e seus amigos. Eles foram levados como escravo à Babilônia. No palácio de Nabucodonosor, Daniel propôs em seu coração “não se contaminar com a comida e o vinho do rei” (Dn 1.8). Devido à fidelidade, Deus deu aos quatro jovens um conhecimento profundo dos escritos e das ciências dos babilônicos, além de dar Daniel o dom de interpretar sonhos e visões.

Apesar de estarem na Babilônia, esses jovens não permitiram que a cultura babilônica influenciasse as suas vidas. Disseram não aos prazeres da comida, não aos vícios da bebida, não adoraram aos deuses pagãos da Babilônia. Preferiram ser obedientes a Deus. Resistiram às pressões sociais e não temeram a ira de Nabucodonosor.

As Escrituras registram que o jovem Daniel “era fiel, e não se achava nele nenhum vício nem culpa” (Dn 6.4).  Paulo exorta aos cristãos que: “não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.2).


Hoje aprendemos que José, Moisés e Daniel não tiveram medo nem vergonha de servirem a Deus, pelo contrário, tiveram coragem de ser diferentes neste mundo. Que o Espírito Santo nos dê coragem de dizer não às pressões dos colegas e do mundo, sem medo de ser diferente. Pois, “mais importa obedecer a Deus do que aos homens” (At 5.29).

* Texto cedido por: EBD – 2º. Trimestre de 2017 
ADOLESCENTES E JUVENIS

ASSEMBLÉIA DE DEUS 
MINISTERIO GUARATINGUETÁ-SP
“CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO”

Nenhum comentário:

Postar um comentário