segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Abrão, um homem chamado por Deus.









O pai da altura morava entre os rios Tigre e Eufrates na Mesopotâmia, em Ur dos Caldeus. O Senhor o chamou, mandou-lhe sair de sua terra/parentela para um lugar que Ele lhe mostraria e prometeu que nele seriam benditas todas as famílias da terra. Onde estabelecia lugares de morada, construía altares ao Senhor, mostrando que sempre estava em comunhão com o Altíssimo.

Por causa de uma fome na terra, ele desce ao Egito para peregrinar ali e disse a Sarai sua mulher que dissesse que era sua irmã, com medo de morrer por causa dela, uma forma de respeito ao casamento que hoje falta bastante, contudo não matar também era, e ainda é, um mandamento divino, como o outro de não casar com pessoa casada, sendo o cônjuge livre apenas após a morte.

Após o crescimento do rebanho deles, houve uma separação entre ele e seu sobrinho, que escolhe as campinas de Sodoma e Gomorra, conforme a bela vista da região. Pareceu ter sido prejudicado com a escolha de Ló, entretanto, Deus renova suas promessas dadas a ele, mostrando que o mais importante na vida dos servos divinos é a benção dEle, como é notória a permanência de sua descendência até hoje na terra que Deus lhe tinha dado, após mais de 4.000 anos.


O irmão/sobrinho foi preso por um grupo e demonstrando prontidão, livra o cativo e no retorno a Hebrom, deu o dízimo de tudo que tinha a um certo Melquisedeque, rei de Salém. Segundo o escritor aos Hebreus, sem contradição nenhuma, o maior abençoa o menor, o dono das promessas.

* Esse texto é apenas um pequeno recorte de uma mensagem mais ampla sobre a vida de Abrão. Segue abaixo o link para acesso ao vídeo que contém o estudo completo sobre o tema.







Nenhum comentário:

Postar um comentário