quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Esaú, o fornicário e profano.







E a Palavra relata que Isaque orou insistentemente ao Senhor por sua mulher, porquanto era estéril, e foi ouvido. Quando seus filhos lutavam dentro de sua mãe, Rebeca foi perguntar a Deus e o Altíssimo lhe responde: duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor.

Esaú, após trocar a bênção da primogenitura, casa com duas mulheres, e elas são uma tormenta para a vida de sua mãe.

A Bíblia o chama de fornicador e profano, desvalorizando as coisas do Eterno, ainda que tenha procurado com lágrimas o arrependimento e não encontrou, povo em que deus estava irado perpetuamente.

Na hora de abençoar os filhos, Isaque já velho e sem enxergar direito, deu a primogenitura a Jacó, levando Esaú ao desespero, querendo também ser agraciado, contudo não conseguiu e promete matar o irmão, que instruído por sua mãe, para buscar uma esposa entre os seus parentes, foge para as terras de Labão, seu tio.


Na volta, agora com o coração afastado da ira, pela graça de Deus, Esaú recebe seu irmão Jacó, fazendo as pazes, indo para as montanhas de Seir, em Edom, se encontrando apenas na morte de seu pai.

* Esse texto é apenas um pequeno recorte de uma mensagem mais ampla sobre a vida de Esaú. Segue abaixo o link para acesso ao vídeo que contém o estudo completo sobre o tema.









Nenhum comentário:

Postar um comentário